ESCOLA OLODUM
Um toque de cidadania

Importante projeto que a Associação Carnavalesca Bloco Afro Olodum mantém em Salvador – Bahia, desde 25 de outubro de 1984, a Escola Olodum é um espaço real de participação e expressão da comunidade afro-descendente, constituindo-se numa referência nacional e internacional pela inovação no trabalho com arte, educação e pluralidade cultural.
 

A Escola Olodum revela grandezas além do toque do tambor, com atividades que têm como objetivo valorizar o potencial de crianças, adolescentes e jovens, por meio de linguagens que possibilitam a inclusão social e digital, trabalhando paralelamente a questão da cidadania étnico-cultural.

A Escola desenvolve as seguintes atividades:

Iniciado a partir do projeto Rufar dos Tambores, em 1984, o curso de percussão visa proporcionar aos seus participantes um amplo conhecimento de alguns dos pré-requisitos principais que fazem de um percussionista um músico completo, com potencial e qualidades necessários a um desempenho satisfatório no competitivo mercado de trabalho profissional. Com um programa didático e gradativo de ensino, que vai desde o nível básico ao avançado, o curso busca transmitir conhecimento de uma linguagem musical universal unindo teoria e prática percussiva.

O curso de dança afro promove uma vivência de diferentes ritmos e danças de origem negra, que fazem parte da cultura brasileira, com o objetivo de promover a expressividade, a criatividade, a consciência corporal e a elaboração de coreografias afrocontemporâneas.

O Curso de Coral Afro faz um resgate da música e da poesia do Olodum, realizando ensaios dinâmicos e divertidos e trabalhando um repertório vasto, que abrange canções folclóricas, étnicas brasileiras e da África.

O Curso de Empreendedorismo Cultural instrumentaliza os jovens para elaborar, promover e captar recursos para projetos culturais. Este curso prevê a apresentação de metodologias de planejamento, gestão de projetos e de captação de recursos visando à viabilidade e sustentabilidade de projetos culturais.

O Curso de Informática Cultural mescla tecnologia, inclusão digital, geração de renda e formação cidadã. O objetivo do curso é dar uma visão geral do computador, de seus programas básicos e de suas utilidades na sociedade, focando a área de interesse para a pesquisa e difusão musical. Tem como principal proposta o curso de música on line, que possui o módulo de Teoria Musical e Percussão Samba-reggae, onde há um simulador que possibilita ao aluno tocar os instrumentos do Olodum (timbau, repique, surdo e caixa), no teclado do computador.

Oficina obrigatória a todos os integrantes da Escola Olodum, utiliza a metodologia do psicodrama na educação, com o objetivo de educar para a cidadania sustentável enquanto modo de vida, oportunizando a descoberta de sua autoestima e identidade étnica, de maneira lúdica e criativa e fortalecendo o protagonismo juvenil.

Os Seminários da Escola Olodum visam promover um diálogo com professores, militantes do movimento negro e de mulheres, representantes políticos e técnicos ou gestores responsáveis pelas políticas públicas, estudantes e instituições de ensino e pesquisa para a implementação da Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileiras nos estabelecimentos de ensino do país.

O Festival de Música e Artes Olodum Mirim seleciona as canções compostas pelos alunos da Escola Olodum. Esse evento acontece um mês antes do carnaval. Concorrem no Festival duas categorias de músicas: a samba tema – com composições que se referem ao tema do bloco mirim do respectivo ano e samba poesia – com composições livres que tratam de aspectos da cultura afrobrasileira ou referente à escola enquanto organização social.

Criado em 1991, o Bloco Afro Olodum Mirim é uma mostra das atividades desenvolvidas na Escola Olodum com a missão de difundir a cultura do carnaval entre as crianças e adolescentes, visando criar uma tecnologia do carnaval e orientar a transmissão do saber, para as novas gerações, sobre a festa popular. Além de divertir, o Bloco Olodum Mirim tem a missão de conscientizar acerca do exercício da cidadania plena e promover a cidadania dos afrodescendentes. O Bloco Olodum Mirim, na festa de momo, faz campanha de enfrentamento à violência sexual infanto-juvenil, a sexualidade responsável e pela promoção da diversidade étnica.

Os Workshops da Escola Olodum tem uma proposta de musicalização fundamentada na ação de protagonismo juvenil. As aulas são ministradas pelos jovens da Escola com acompanhamento do educador responsável pela linguagem artística.
 
O Workshop de Percussão utiliza o poder de aglutinação dos tambores do Olodum como ferramenta estratégica para fornecer noções sobre os principais instrumentos que compõem a orquestra percussiva de samba reggae, finalizando as atividades com uma apresentação musical.
 
Workshop de Dança Afro é acompanhado por música ao vivo e são introduzidos conceitos e movimentos fundamentais da dança africana, finalizando as atividades com uma apresentação de dança afrocontemporânea.

A prestação desse serviço é desenvolvida com a participação de profissionais especializados com o objetivo de capacitar educadores para trabalhar, em sala de aula, a Lei 10.639/03, por meio de brincadeiras e jogos que podem e devem ser utilizados como uma ferramenta importante de educação e conscientização.

Serviço oferecido a escolas particulares, públicas, organizações não governamentais, grupos de turistas e interessados em conhecer a Escola Olodum. Nesse serviço, está incluída a apresentação das nossas atividades que é finalizada com uma apresentação musical dos alunos da escola. Nesta atividade os visitantes fazem uma doação à Escola Olodum e recebem um Kit com uma camiseta e um folder da escola.

A experiência da Escola Olodum tem servido de estímulo para o surgimento de iniciativas similares, como o grupo Afro Reggae – no Rio de Janeiro, Sons de Cidadania – em Brasília, Grupo Unidos dos Quilombos – em Sergipe, Meninos do Morumbi, Régua e Compasso e Arte no Dique – em São Paulo, cuja tecnologia sociopedagógica e cultural foi transferida pela Escola Olodum. A transferência de tecnologia social se concretiza por meio de capacitações, acompanhamento e monitoramento das atividades de projetos sociais em todo Brasil e em alguns outros países.

34 Resposta

  1. Prezada Margareth!
    Primeiramente, agradecemos a sua participação no nosso blog!
    Para mais informações, seu e-mail foi encaminhado ao setor responsável, peço que aguarde o retorno.
    Atenciosamente,
    Equipe de Relacionamento.

  2. Olá, boa tarde.

    Gostaria de indicação para cursos de dança afro em São Paulo/SP.

    []’s

  3. Prezada Sol!
    Primeiramente, agradecemos a sua participação no nosso blog!
    Para mais informações, seu e-mail foi encaminhado ao setor responsável, peço que aguarde o retorno.
    Atenciosamente,
    Equipe de Relacionamento.

  4. Olá, meu nome é Sol.
    Gostaria fazer dança afro em salvador.
    Quero saber os preços e os horários das aulas a partir de janeiro.
    Tem que tar alguma experiência?
    Muito obrigada!
    E parabéns pra olodum!

  5. Prezado Bruno,
    Agradecemos desde já seu contato.
    Encaminhamos seu e-mail para o setor responsável e em breve entrarão em contato contato com você.

  6. 6
    Bruno Tavares 
    terça-feira, 26. outubro 2010

    Eu gostaria de aprender percussão , e vcs dão aulas OnLine,
    como faço pra poder participar??

  7. Olá. Gostaria de aprender dança afro. Moro em Salvador. Vocês poderiam me passar os horários e valores das aulas? Grata.

  8. 8
    Leir Araújo Pontes 
    quinta-feira, 19. agosto 2010

    Olá,

    tenho interesse em danças africanas. Quero saber se vcs promovem esse tipo de curso. Se em março de 2011 haverá algum, se a duração é de uma semana e qual o valor do curso?…..

    Aguardo resposta….

    Leir, de Fortaleza,Ce.

  9. 9
    Sara Carvalho de jesus 
    terça-feira, 17. agosto 2010

    Eu gostaria de aprender tocar percurssao. Nao pretendo ser profissional, mas nao tenho coordenacao motora, e e gostaria de aprender, o que devo fazer:
    Grata,
    Sara

  10. boua noite amigo eu queria min escrever pra aprender maix um pouko de percussão pq oque eu sei é muito pouko como eu faço pra tonar aulas com vcs
    obrigado!

  11. 11
    Administrador 
    terça-feira, 10. agosto 2010

    Prezada Eda!

    Primeiramente, agradecemos a sua participação no nosso blog!
    Para mais informações, seu e-mail foi encaminhado ao setor responsável, peço que aguarde o retorno.

    Atenciosamente,

    Equipe WiLivro.

  12. 12
    Eda Livia Nistal Friedericks 
    quinta-feira, 5. agosto 2010

    Como posso conhecer uma escolade Olodum em São Paulo?

  13. 13
    Administrador 
    terça-feira, 27. julho 2010

    Prezada Ana Paula!
    Primeiramente, agradecemos a sua participação no nosso blog!
    Para mais informações, seus comentários foram encaminhados por e-mail ao setor responsável, peço que aguarde o retorno.

    Atenciosamente,
    Equipe de Relacionamento.

  14. 14
    Administrador 
    terça-feira, 27. julho 2010

    Prezada Lúcia!
    Primeiramente, agradecemos a sua participação no nosso blog!
    Para mais informações, seu comentário foi encaminhado por e-mail ao setor responsável, peço que aguarde o retorno.

    Atenciosamente,
    Equipe de Relacionamento.

  15. Olá!!

    Gostaria de estar realizando um curso de percussão, trabalho em um projeto socio-musical aqui na cidade de SP. Como faço para ficar sabendo das possibilidades para quem já trabalha com percussão e quer aprimorar o mesmo no Olodum?

  16. 16
    Lúcia Maia 
    sexta-feira, 23. julho 2010

    Olá, tenho um grupo – “Mulher Ativa” em Araruama, município do Rio de Janeiro, e estamos formando um bloco só de mulheres no ritmo do Olodum.
    Gostaríamos de uma troca de experiência, uma ajuda de informações de por exemplo, quais os instrumentos usados?
    Desde já obrigada e fico no aguardo.

  17. 17
    alejandra 
    sábado, 10. julho 2010

    ESTOU AGUARDANDO SUA RESPOSTA TAMBEM GOSTARIA DE SABER AONDE EU POSSO ESTAR REALIZANDO CURSO DE DANÇA AFRO JA QUE A MUITO TEMPO TENHO VONTADE DE REALIZAR ESSE CURSO MAS NAO SEI AONDE REALIZA LO GRATA FICO NO AGUARDO!

  18. 18
    Administrador 
    quarta-feira, 23. junho 2010

    Prezada Alejandra!
    Primeiramente, agradecemos a sua participação no nosso blog!
    Para mais informações, seu comentário foi encaminhado por e-mail ao setor responsável, peço que aguarde o retorno.

    Atenciosamente,
    Equipe de Relacionamento.

  19. 19
    Administrador 
    quarta-feira, 23. junho 2010

    Prezada Silvia!
    Primeiramente, agradecemos a sua participação no nosso blog!
    Para mais informações, seu comentário foi encaminhado por e-mail ao setor responsável, peço que aguarde o retorno.

    Atenciosamente,
    Equipe de Relacionamento.

  20. 20
    alejandra camuzzzi 
    sábado, 19. junho 2010

    gostaria de apresentar as coisas boas da cultura brasileira a minha filha de 11anos,gostaria de saber como posso estar matriculando ela pra realizar alguns cursos como capoeira , dança afro, ja que a escola e um lugar serio ate para realizaçoes de pequenos cursos!

  21. 21
    Silvia Candido 
    sexta-feira, 18. junho 2010

    Gostaria de saber em quais locais aqui em São Paulo/SP,posso fazer dança afro,pois não temos muita opção aqui.

  22. 22
    Administrador 
    quarta-feira, 19. maio 2010

    Prezada Regina!

    Primeiramente, agradecemos a sua participação no nosso blog!
    Para mais informações, seu e-mail foi encaminhado ao setor responsável, peço que aguarde o retorno.

    Atenciosamente,
    Equipe de Relacionamento.

  23. 23
    Regina Angelica 
    terça-feira, 18. maio 2010

    quero saber como faço para mi escrever na aula de dança afro…estou muitoo enteresada , obrigada e espero espostas

  24. 24
    Administrador 
    segunda-feira, 10. maio 2010

    Prezada Sulamita!

    Primeiramente, agradecemos a sua participação no nosso blog!
    Para mais informações, seu e-mail foi encaminhado ao setor responsável, peço que aguarde o retorno.

    Atenciosamente,
    Equipe de Relacionamento.

  25. 25
    Sulamita Guedes 
    sexta-feira, 7. maio 2010

    Bom dia!
    Meu nome é Sulamita moro em Baturité Ceará. Estou na coordenação de um projeto social AABB comunidade e gostaria de trabalhar com percursão, mas não sei por onde começar esse trabalho. Gostaria de obter informações (um norte), Não conheço melhor projeto para me ajudar que não seja o OLODUM. Qualquer orientação que possam me oferecer já vai ser bem-vinda. Aguardo um contato.
    Desde já agradeço.
    Sulamita Guedes

  26. como sempre olodum nao tem comparacao e pura cultura e inovaçao em destaque seus cursos que visao a entrada no mercado de trabalho e maravilhoso saber que existem projetos de responsabilidade como o do olodum eu particularmente adoraria fazer o curso de percusao entender um pouco da cultura percursiva

  27. oi , meu nome e facundo y eu sou musico percusonista e eu moro na argentina. Tenho vontade de fazer uma viagem ao salvador para fazer algum curso de percussao na escola do olodum.
    Pra min sejaria um sonho poder aprender com voces.
    Espero que posan me contactar .
    facundo.

  28. Meu nome é Eugenia Galicia, tenho 25 anos e
    gostaria de aprender dança afro na Escola Olodum. Eu sou mexicana. eu estarei uma temporada a Salvador.

  29. 29
    Juvan (Riko capoeira) 
    segunda-feira, 8. março 2010

    Tenho 23 anos e gostaria de aprender percussão na Escola Olodum! Sou professor de capoeira, e um admirador da cultura percussiva afro-brasileira!
    Como faço para fazer parte da Escola?

  30. oi eu gostaria de saber como faço para matricular minha filha em algum desses curssos??estou pressisando alculpar o tempo dela pois a mesma só quer ficar na rua!!!!por favor me ajudem.

  31. Ola!
    Meu nome é Pedrita Maria,tenho 16 anos e
    gostaria de aprender dança afro na Escola Olodum!
    Amo dançar e queria muito aprefeiçoar-me!
    Como faco para fazer parte da Escola Olodum?

  32. 32
    lazaro antonio da silva daltro 
    segunda-feira, 18. janeiro 2010

    desejo muito fazer o curso de canto

  33. oi gente morei ai uns 2 anos e sempre amei o trabalho de voces infelismente quando a gente esta acostumado com a cidade não nos interessamos muito e não observamos a riquesa que o nosso BRASIL oferece, moro agora no interior de manaus que são outras culturas e gostaria de fazer o curso da percusão olodum, para ensinar outras crianças aqui da região do interior de MANAUS, a cultura e ritmos da nossa cidade da BAHIA SALVADOR, gostaria tambem de comprar tambor, birimbaus e atabaque de voces por atacado, como faço para aprender, estarei esperando a resposta de voces abraços e vamos espandir a cultura afro na região norte do amazonas. abraços

  34. 34
    Ana Júlia 
    domingo, 13. dezembro 2009

    e a .stou necessitando urgentemente de um curso de percussão para poder aplicar nos projetos sociais em que trabalho