Escola Olodum faz homenagem ao BENIN no carnaval 2010

A Escola Olodum sairá no Carnaval 2010, na segunda-feira de carnaval – 15 de fevereiro – no Circuito Batatinha (Pelourinho), às 15 horas. Há dezesseis anos a Escola Olodum desfila pelas ruas de Salvador.
 
A Escola Olodum, no carnaval de 2010, faz uma homenagem ao Benin, um pais de fala francesa na África Ocidental, que abriga, entre outras etnias, os AGUDÁS, descendentes de escravos ou de mercadores de escravos brasileiros, unidos pelas tradições de seus ancestrais que fazem questão de cultivar entre outras coisas a festa da irmandade do Senhor do Bomfim, apresentações da burrinha – uma forma arcaica do Bumba-meu–boi e a presença de bonecões Geledés, na festa de carnaval.  
 
Com essa mensagem cultural/educativa, desenvolvida a partir do trabalho durante o ano em sala de aula, as crianças e jovens da Escola Olodum apresentam como destaque o “Boi Multicor Olodum”, uma referência a um folguedo popular de tradição beninense (a burrinha) que encontra referência, no Brasil, no bumba-meu-boi. Além disso, a escola enfatiza a importância cultural das máscaras Guèlèdès, usadas no carnaval no Benin.
 
A participação das crianças, adolescentes e jovens visa difundir a cultura do carnaval e orientar a transmissão do saber, para as novas gerações, sobre a festa popular.
 
A festa da Escola Olodum será regada pelo balanço dos tambores do Olodum Mirim, das cores da sua ala de dança e da apresentação do Boi Multicor Olodum e do Bonecão Olodum, levando às ruas do centro histórico uma amostra do trabalho musical realizado durante o ano, trazendo às ladeiras do Pelourinho uma mensagem cultural e educativa desenvolvida a partir do legado afro-brasileiro.
 
A concentração do Bloco Mirim do Olodum ocorre a partir das 14 horas, na Rua das Laranjeiras, 30. O desfile com 100 percussionistas e 80 bailarinos, pelas ruas do Pelourinho e o desfile terá inicio conforme a liberação da Coordenação do Carnaval e autoridades públicas envolvidas na organização do desfile.
 
A Escola Olodum, na festa de momo, faz campanha de enfrentamento à violência sexual infanto-juvenil, à violência policial aos jovens afro descendentes e pela promoção da diversidade e respeito racial.
 
Além de divertir, a Escola Olodum tem a missão de conscientizar acerca do exercício dos direitos humanos  e promover a cidadania dos afro-descendentes.


FOTOS


Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Deixe um Comentário